O vereador João da Luz (PSC) informou que moção de apelo de sua iniciativa, aprovada pela Câmara Municipal, será enviada ao ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, com pedido para que observe o que o vereador classifica de “inconsistências do programa Bolsa Família” que, segundo ele, tem prejudicado o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social ao programa.
João da Luz entende que, na transição do programa Auxílio Brasil para o Bolsa Família, famílias têm reclamado de dificuldades de acesso ao programa. O vereador explicou que muitas delas não conseguiram fazer a atualização de dados no Cadastro Único (CadÚnico). Segundo ele esse procedimento é feito via Secretaria Municipal de Integração – Assistência Social, Cultura, Esporte, Trabalho, Emprego e Renda.
A dificuldade de inserção das famílias no novo programa, afirma João da Luz, produz “bloqueio indevido do recebimento de valores por essa população mais vulnerável”. O vereador ressalta que a assistência social é um “direito inalienável de todos os cidadãos”. E que cabe ao Estado assegurar o acesso das pessoas a esse direito. “Nosso pedido é para que o ministro adote medidas para solucionar as falhas”, concluiu.
Fonte: https://www.anapolis.go.leg.br/institucional/noticias/joao-da-luz-envia-mocao-de-apelo-ao-ministro-da-integracao-social-para-facilitar-acesso-de-vulneraveis-ao-bolsa-familia