IBGE ainda não terminou, porém, visitas em todas as regiões e o número de moradores deve subir
Dados preliminares do Censo 2022, divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que Anápolis “encolheu” e pode não superar a barreira dos 400 mil habitantes como se esperava.
A prévia traz os dados coletados na cidade até o dia 25 de dezembro, somando até o momento cerca de 393.417 moradores. Em 2021, a estimativa era de 396.526 habitantes.
No entanto, é importante destacar que o IBGE inda não terminou de coletar os dados em todas as regiões, fato este que indica que o número populacional ainda deve subir.
Hugo Oliveira, supervisor de divulgação do IBGE em Goiás, revelou que os números são atualizados diariamente, mas até o momento, Anápolis já tem 91,8% bairros já recenseados. Há 7,2% em andamento e 1% que não foram iniciados. Os recenseadores devem permanecer nas ruas até janeiro.
O Censo Demográfico deveria ter sido realizado em 2020. Porém, por falta de verbas, isso não aconteceu. Segundo o órgão, o trabalho terá os dados conclusivos no primeiro semestre do ano que vem.
“Os dados enviados ao TCU em 2021 são das estimativas de população, números que dependem dos censos e das contagens de população para estarem sempre acurados”, explicou Hugo.
O Supervisor de divulgação do IBGE explicou que existem diversos motivos para Anápolis não ter atingido os 400 mil habitantes estimados, mas dentre estes, destaca-se a ausência da contagem em 2015.
“Uma das causas da diferença entre os dados está na ausência da contagem da população em 2015 e a demora na realização do censo 2022”, apontou.