Patronato Madre Mazzarello não descarta buscar convênio com município

Parceria com a Secretaria Estadual de Educação teve fim e escola procura solução. Cerca de 700 alunos estão matriculados

Diante das incertezas causadas com o fim do convênio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a Patronato Madre Mazzarello já se reuniu com a Câmara Municipal para buscar soluções.

Segundo a diretora da instituição de ensino, Raquel Vieira da Luz, a reunião com o Poder Legislativo ocorreu na tarde desta quarta-feira (21) e a situação foi colocada em pauta em busca de uma solução.

“Nós estamos saindo de uma reunião na Câmara Municipal, então a gente ainda está aguardando. Mas, essa situação [um convênio com o município] já foi colocada a possibilidade”.

O Patronato conta atualmente com cerca de 700 estudantes já matriculados para o ano letivo de 2023 e, principalmente por conta dos anos de existência, fechar as portas não é uma opção.

“Fechar as portas nós não vamos de jeito nenhum, porque uma escola de 64 anos não se fecha. Então, a gente está buscando outra alternativa”, ressaltou.

Para que a escola possa seguir normalmente com as atividades, a diretoria já enxugou o número de contratações, mas caso não seja possível reverter a situação do convênio, a única saída será transformar o Patronato em uma instituição particular.

“Eu enxuguei bastante essa questão de contratação de pessoas para a gente ter o necessário e continuar com a qualidade da escola e tudo mais, mas se a gente não conseguir reverter essa situação do convênio, aí ela passa a ser uma escola particular, com uma mensalidade bem acessível onde os pais tem condição de continuar com as crianças lá”, apontou a diretora.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação lembrou que o público atendido pelo município vai até a primeir afase do ensino fundamenatal.

A pasta lembrou que “possui várias parcerias para oferta da primeira fase do ensino fundamental e creche. Acerca da possibilidade de novos convênios, a secretaria esclarece que para o ano de 2023 estudos e diagnósticos já foram realizados e a expectativa é continuar ampliando a oferta para a primeira fase”.

O que diz a Seduc

Em nota, a Seduc informou que ainda faz o processo de renovação de convênio com as escolas privadas e disse que, para 2023, “serão renovados, exclusivamente, os convênios onde não há, na região, escolas públicas estaduais para o pleno atendimento à demanda dos estudantes”.

A pasta explicou que “o processo da renovação dos convênios é implementado considerando-se a adequação à legislação, a otimização na utilização dos recursos públicos e o melhor atendimento possível à demanda da Educação pública estadual”.

Segundo a secretaria, “as escolas conveniadas têm funcionamento e financiamento próprios por intermédio de seus mantenedores e, inclusive, através da cobrança de taxas de matrícula, mensalidades, entre outros”.

A Seduc afirmou que “apenas uma parte dos alunos atendidos nas escolas conveniadas são da rede pública estadual, motivo pelo qual, com o atendimento deles nas escolas estaduais, torna-se desnecessária a renovação do convênio”.

Por fim, a pasta destacou que “todos os investimentos têm sido feitos para assegurar aos estudantes da rede pública estadual, para além da gratuidade e de benefícios como uniforme, materiais escolares, computadores, Bolsa Estudo, uma Educação de qualidade voltada à formação para a vida”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img

POSTS

João da Luz defende motoristas de aplicativo em projeto para regulamentar a profissão

Em discurso na tribuna, na sessão desta segunda-feira (11.mar), o vereador João da Luz (Podemos) falou sobre o protocolo recente, em Brasília, de projeto...

Outubro Rosa encerra com ações para a saúde da mulher na próxima semana

Entre os dias 25 e 28, mobilizações acontecem em diferentes pontos da cidade, com destaque para ação no Parque da Jaiara, na manhã da...

Incerteza sobre impostos faz gasolina passar de R$ 5 em postos de Anápolis

No entanto, presidente eleito Lula decidiu que manterá desoneração a partir da posse deste domingo (01) A possibilidade do fim da desoneração de PIS e...

Inscrições para curso EAD em pedagogia, no CEITec, vão até 13 de novembro

Aulas serão oferecidas pelo Instituto Federal Goiano com início previsto para fevereiro As inscrições para o processo seletivo do curso de licenciatura em pedagogia, na...

João da Luz faz apelo a senadores para que lutem pelo 13º de beneficiários do BPC/LOAS

Na sessão ordinária desta quarta-feira (22.nov), na tribuna, o vereador João da Luz (PSC) agradeceu os vereadores que consignaram Moção de Apelo de sua...