Entre os dias 25 e 28, mobilizações acontecem em diferentes pontos da cidade, com destaque para ação no Parque da Jaiara, na manhã da próxima quarta-feira, 26
As ações do Outubro Rosa dominaram a praça da Vila Esperança na manhã desta sexta-feira, 21, com atividades realizadas pela unidade de saúde local e dos bairros Arco-Íris e Calixtolândia, além do Cais Mulher. A programação incluiu serviços como auriculoterapia, bioimpedância, orientação nutricional, aferição de pressão e glicemia em jejum.
Nas unidades de saúde Recanto do Sol, Vila Norte, Jardim Alexandrina, Paraíso e do povoado de Branápolis também foram ofertados atendimentos destinados ao público feminino, com palestras e ainda teste rápido e coleta de prevenção sem agendamento, para incentivar os cuidados com a saúde.
Na próxima semana o trabalho continua em diversas unidades (veja programação abaixo) e o destaque é a ação do dia 26, no Parque da Jaiara, das 8h às 12h.
Os atendimentos à mulher na rede municipal começam na atenção primária à saúde. Além disso, há serviços e programas específicos para este público, como coleta de prevenção, testes rápidos, pré-natal, acompanhamento de puerpério e planejamento familiar.
Após esse primeiro check-up, a paciente é encaminhada para a assistência especializada. “Por isso é tão importante esse acompanhamento na atenção básica. O médico do postinho pode detectar situações e encaminhar a paciente de forma correta, o que ocasiona em diagnósticos e tratamentos mais ágeis”, destaca a diretora de Atenção Básica, Viviane Sousa.
Atualmente, o agendamento para ginecologia possui livre demanda. “A paciente não precisa de encaminhamento para essa especialidade, podendo agendar pelo ZAP da saúde, na própria unidade ou diretamente no Cais Mulher”, informa o diretor de Regulação, Danniane Marinho. Ele acrescenta que vale a mesma regra para os exames, basta o pedido e o cartão SUS para solicitação nestes meios.
As consultas ginecológicas, em sua maioria, são agendadas no Cais Mulher, onde também há mastologistas e outras especialidades e procedimentos que necessitam de encaminhamento. Lá também são realizados exames de ultrassom e mamografia. “Além do Cais Mulher, temos as unidades prestadoras de serviços, cujas demandas foram até ampliadas por causa do acúmulo de exames devido à pandemia. Mas estamos aumentando a oferta para garantir mais agilidade às nossas pacientes”, diz a diretora de Assistência Especializada, Bárbara Sousa.
Programação:
25/10
Setor Tropical – 8h
Vila São Vicente – 8h30
26/10
Outubro Rosa no Parque da Jaiara – 8h às 12h
Jardim Suíço – 8h
São Lourenço (Capela São Lourenço) – 8h30
Filostro Machado – 9h
Jardim Esperança – 14h
27/10
Dom Manoel – 8h
João Luiz de Oliveira – 8h
Santo Antônio – 8h
JK – 8h
Consultório de Rua no Centro POP – 8h
Vila Formosa – 8h30
Vivian Parque – 8h30
Maracanã – 9h30
28/10
Adriana Parque – 8h
Arco Verde – 8h