João da Luz defende motoristas de aplicativo em projeto para regulamentar a profissão

Em discurso na tribuna, na sessão desta segunda-feira (11.mar), o vereador João da Luz (Podemos) falou sobre o protocolo recente, em Brasília, de projeto de lei que regulamenta o trabalho de transporte por aplicativo no país.

Segundo ele, o Poder Executivo (PGM) já tem um projeto pronto para a regulamentação em Anápolis, mas atendendo a um pedido seu, o procurador-geral do Município Carlos Alberto Fonseca ainda não enviou o texto à Câmara.

“A justificativa para meu pedido é que aguardemos o projeto federal para, dessa forma, apresentar a lei em âmbito municipal”, afirmou João da Luz.

Para o vereador, é preciso sim que haja a regulamentação das plataformas, que tem lucro considerável e precisam dar uma contrapartida para a sociedade. Por outro lado, os motoristas também se mostram sensíveis pelas mudanças, por possíveis perdas.

“Eu acho que vai ser preciso ter regulação para que viabilize o trabalho, e que se tenha uma equação entre plataforma e trabalhadores”, destacou João da Luz.

A contrariedade dos trabalhadores, prosseguiu o vereador, diz respeito à criação de um sindicato, que irá obrigar ter horário fixo de trabalho de 8 horas por dia; criar uma espécie de salário mínimo, uma espécie de gaiola salarial, que pode proporcionar em ganhos menores; e também o desconto de percentual a título de contribuição previdenciária e sindical.

“Isso realmente é um custo a mais que plataformas e trabalhadores terão que bancar. A previdência é importante, pois é preciso pensar no futuro”, completou João da Luz.

O vereador afirmou que estará em Brasília, participando de protestos dos motoristas, diante de alguns itens propostos no projeto do governo Lula. Ele citou ainda a Frente Parlamentar em defesa dos motoristas, presidida pelo deputado federal goiano Daniel Agrobom, que dará apoio durante toda a tramitação do texto em Brasília.

“A frente irá mediar para fazer uma lei que minimize o sacrífico desses trabalhadores. É preciso ter equação entre os lucros dos trabalhadores e o lucro exorbitante das plataformas”, disse João da Luz.

Segundo ele, com a profissão regulamentada em âmbito nacional os municípios terão mais segurança para também apresentarem seus projetos, e Anápolis já está adiantada quanto a isso.

Fonte: https://www.anapolis.go.leg.br/institucional/noticias/joao-da-luz-defende-motoristas-de-aplicativo-em-projeto-para-regulamentar-a-profissao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img

POSTS

Anápolis “encolhe” na prévia do Censo 2022 e pode não superar barreira dos 400 mil habitantes

IBGE ainda não terminou, porém, visitas em todas as regiões e o número de moradores deve subir Dados preliminares do Censo 2022, divulgados nesta quarta-feira...

João da Luz esclarece que sua declaração de gastos na campanha de 2022 foram aprovadas pelo TRE e TSE

O vereador João da Luz (PSC), na tribuna, durante sessão ordinária desta segunda-feira (5.fev), esclareceu que sua prestação de contas, relativas à disputa eleitoral...

Luta antiga do Vereador João da Luz para reduzir o valor da Passagem de Ônibus em Anápolis.

Agora sai, o Vereador João da Luz e vários outros vereadores já tem solicitado esse pedido de isenção do ICMS do Óleo Diesel da...

Governo de Goiás amplia para R$ 100 mil o limite do valor de aquisição de veículo para PCD

Decreto assinado pelo governador Ronaldo Caiado foi publicado quarta-feira (26/10) no Diário Oficial do Estado. Medida beneficia pessoas com deficiências visuais, físicas ou mentais...

Feirão de Empregos realiza mais de 9 mil atendimentos em Anápolis

Evento realizado no Centro de Convenções do município ofertou 5 mil vagas de trabalho e inscrições em cursos profissionalizantes, além de entregar benefícios sociais...