Goianão 2023: Raposa e o Galo da Comarca representam Anápolis na elite do futebol Goiano

80ª edição do Campeonato Goiano começa nesta quarta-feira (11). O Anápolis enfrenta o Inhumas na quinta; Grêmio Anápolis estreia contra o atual campeão Atlético

A edição número 80 do Campeonato Goiano de Futebol da 1ª Divisão tem início hoje (11), com 12 equipes na disputa, e a cidade de Anápolis será representada pelos clubes que já conquistaram o torneio: O Anápolis Futebol Clube e o Grêmio Esportivo Anápolis. O Tricolor da Boa Vista, foi campeão 1965; e a Raposa levou o título em 2021. 

O Campeonato Goiano terá uma cara nova, com a primeira fase disputada com apenas um grupo, contendo os 12 clubes em turno único. Os oito melhores avançam às quartas de final. Os dois piores serão rebaixados à Divisão de Acesso. Nas quartas, semifinal e final, ficam mantidos os jogos de ida e volta. Os clubes de melhor campanha fazem a segunda partida em casa. Em caso de empate no número de pontos e saldo de gols, a disputa irá para os pênaltis, assim como já vinha sendo nas últimas edições.

O Galo da Comarca inicia a jornada diante do Inhumas, atual campeão da Divisão de Acesso, fora de casa, no Estádio Zico Brandão, nesta quinta-feira (12), às 15h30. A Raposa vai a campo mais tarde, às 20h30, contra o Atlético-GO, vencedor da primeira Divisão em 2022, no Jonas Duarte. A primeira rodada, hoje, terá três jogos: Inhumas x Anápolis; Vila Nova x Goiânia; Goianésia x Crac.

Transmissão

Segundo informações da Federação Goiana de Futebol (FGF), os torcedores goianos poderão acompanhar todas as partidas do Goianão através da TV Aberta e das plataformas digitais de transmissão.

No canal 13.1, a TV Brasil Central, TBC, ficará responsável por levar a emoção da bola rolando. Na internet, o aplicativo de streaming DAZN e a FGF TV, canal de Youtube oficial da Federação Goiana de Futebol, serão os responsáveis pela transmissão. 

A partida do Galo poderá ser vista pelo FGF TV. Já a partida do GEA terá transmissão via aplicativo de streaming DAZN.

A TV Brasil Central fez parceria com a Federação Goiana de Futebol (FGF) e obteve os direitos para transmitir, ao vivo, os jogos do Goianão 2023.

O vice-governador eleito Daniel Vilela reforçou o protagonismo que o futebol tem na comunicação. Vilela levou ao governador Ronaldo Caiado a proposta para a transmissão. “É um momento muito importante”, destacou, acrescentando que outras ações serão realizadas pelo Governo de Goiás para ter novamente os estádios lotados, marcando a vida de jovens e crianças. Daniel Vilela destacou ainda a importância de impulsionar o esporte como uma forma de política pública. 

A TV Brasil Central vai fazer também o pré-jogo e pós-jogo de todas as rodadas do Goianão 2023. Ele anunciou ainda, que todas as imagens da TBC poderão ser usadas imediatamente pelas outras emissoras, facilitando o trabalho dos jornalistas esportivos. “Viemos para dar dignidade aos times goianos e respeito aos torcedores”, complementou.

A Raposa

O elenco do Grêmio Anápolis se apresentou no dia 12 de dezembro e segundo o técnico Edson Silva, os treinamentos foram a pleno vapor: “nossa preparação está muito boa, é um grupo jovem e qualificado”.

Destaque na última edição do Goianão, sob o comando do Iporá, onde emplacou no início do returno, 5 vitórias e 2 empates, e colocou o Lobo-guará na sua primeira semifinal de estadual, Edson Silva acredita que o bom desempenho aumenta a expectativa em relação ao seu trabalho, mas considera natural.

“A cobrança maior é natural, por aquilo que fiz no Iporá. Mas isso me deixa mais forte, mais motivado, para que a gente possa aqui no Grêmio Anápolis ir em busca dos objetivos que traçarmos dentro da competição”, frisou.

Edson Silva espera que a equipe faça uma boa estreia diante do atual campeão goiano.

“A expectativa é muito boa, principalmente quando você pega um time grande. O Atlético-GO é uma equipe com jogadores qualificados, mas estamos no preparando para essa estreia”, finalizou. 

O Galo da Comarca

Depois de duas boas campanhas, o técnico Luís Carlos Winck espera elevar o patamar do Galo da Comarca no Campeonato Goiano. A estreia do Tricolor é contra o Inhumas, que retorna à primeira divisão após 27 anos.

Em 2021, Luís Carlos Winck assumiu o Anápolis durante o Estadual, conseguiu ajudar o time a evitar o rebaixamento e se classificar para a segunda fase. No ano passado, o Galo se classificou em segundo no Grupo A, atrás apenas do Goiás, e acabou eliminado pelo Iporá nas quartas de final.

“Temos um bom grupo. Uma equipe mais jovem do que a do ano passado, mas espero que a equipe possa traduzir em campo o que tem sido trabalhado no dia a dia”, disse Winck.

Calendário

Veja calendário de jogos das equipes:

Grêmio Anápolis:

12/01 – Quinta-feira – 20h30: Grêmio Anápolis x Atlético-GO – Jonas Duarte, em Anápolis;

15/01 – Domingo – 16 horas: Goiânia x Grêmio Anápolis – Olímpico, em Goiânia;

18/01 – Quarta-feira – 20h30: Grêmio Anápolis x Aparecidense – Jonas Duarte, em Anápolis;

22/01 – Domingo – 16 horas: Morrinhos x Grêmio Anápolis – João Vilela, em Morrinhos;

25/01 – Quarta-feira – 20h30: Goianésia x Grêmio Anápolis – Valdeir José de Oliveira, em Goianésia;

28/01 – Sábado – 16 horas: Grêmio Anápolis x Inhumas – Jonas Duarte, em Anápolis;

01/02 – Quarta-feira – 20h30: Vila Nova x Grêmio Anápolis – Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia;

05/02 –  Domingo – 16 horas: Goiás x Grêmio Anápolis – Hailé Pinheiro (Serrinha), em Goiânia;

09/02 – Quinta-feira – 20h30: Grêmio Anápolis x Iporá – Jonas Duarte, em Anápolis;

12/02 – Domingo – 16 horas: Grêmio Anápolis x Crac – Jonas Duarte, em Anápolis;

15/02 – Quarta-feira – 20h30: Anápolis x Grêmio Anápolis – Jonas Duarte, em Anápolis.

Anápolis:

11/01 – Quarta-feira – 15h30 – Inhumas x Anápolis – Zico Brandão, em Inhumas;

15/01 – Domingo – 16 horas – Anápolis x Vila Nova – Jonas Duarte, em Anápolis;

18/01 – Quarta-feira – 20h30 – Goiás x Anápolis – Hailé Pinheiro (Serrinha), em Goiânia;

22/01 – Domingo – 16 horas – Anápolis x Crac – Jonas Duarte, em Anápolis;

25/01 – Quarta-feira – 20h30 – Atlético-GO x Anápolis, Antonio Accioly, em Goiânia;

29/01 – Domingo – 16 horas – Anápolis x Iporá – Jonas Duarte, em Anápolis;

01/02 – Quarta-feira – 20h30 – Anápolis x Goiânia – Jonas Duarte, em Anápolis;

05/02 – Domingo – 16 horas – Morrinhos x Anápolis – João Vilela, em Morrinhos;

08/02 – Quarta-feira – 20h30 – Anápolis x Aparecidense – Jonas Duarte, em Anápolis;

12/02 – Domingo – 16 horas – Goianésia x Anápolis – Valdeir José de Oliveira, em Goianésia;

15/02 – Quarta-feira – 20h30: Anápolis x Grêmio Anápolis – Jonas Duarte, em Anápolis.

Galo da Comarca, em jogo treino no Jonas Duarte, durante preparação para o Goianão 2023 — Foto: Reprodução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS

Feirão de Empregos realiza mais de 9 mil atendimentos em Anápolis

Evento realizado no Centro de Convenções do município ofertou 5 mil vagas de trabalho e inscrições em cursos profissionalizantes, além de entregar benefícios sociais...

João da Luz agradece CMTT por readequação de vagas para PCD e idosos

Em discurso na tribuna, na sessão desta segunda-feira (6.mai), o vereador João da Luz (Cidadania) registrou agradecimento ao presidente da CMTT, Fernando Cunha, por...

Câmara promove audiência pública para discutir regulamentação dos motoristas por aplicativo

Uma audiência pública realizada na tarde desta terça-feira (6.jun), no miniauditório da Câmara de Anápolis, tratou da regulamentação dos motoristas por aplicativo na cidade. O...

Base aérea de Anápolis recebe os primeiros caças Gripen da FAB

Um homem de 49 anos teve sua bicicleta roubada por criminosos na noite desta quarta-feira (30) na região do Distrito de Interlândia em Anápolis. Conforme...

Roberto Naves apresenta plano de investimentos de mais de R$ 1 bilhão para Anápolis

Pacote de dezenas de obras de impacto, ‘Anápolis Investe’ contempla construção de ponte estaiada, Jardim Botânico, escolas, CMEIs, unidades de saúde e um polo...