Vereador quer proibir narguilé e cigarro eletrônico em espaços públicos fechados, praças e parques de Anápolis

Um projeto de lei protocolado na Câmara de Anápolis, que vai começar a tramitar a partir da leitura em plenário no início de fevereiro, proíbe em Anápolis o consumo de narguilé e cigarro eletrônico em espaços públicos fechados, parques e praças de lazer.

A propositura é de autoria do vereador João da Luz (PSC) e ainda precisará passar pelo crivo das comissões antes de ir ao plenário – uma vez aprovado, só se transformará em lei com a sanção do prefeito.

Entre os espaços públicos de uso coletivo onde estaria proibido o uso dos produtos, relacionados pelo projeto de lei, estão unidades de saúde do SUS e privadas, espaços religiosos, esportivos e culturais, restaurantes e praças de alimentação, repartições públicas, estabelecimentos de ensino e suas imediações, centros comerciais e shoppings, transporte público e elevadores.

O texto a ser apreciado pelos vereadores preconiza que os proprietários dos estabelecimentos e os responsáveis pelas praças e parques deverão zelar pelo cumprimento da lei. O vereador exclui da proibição os espaços reservados especialmente para o fumo, desde que sejam arejados e isolados do restante das instalações de uso público.

João da Luz pede ainda que cartazes sejam confeccionados para informarem da proibição. Em sua justificativa, o vereador aponta malefícios do uso do narguilé e do cigarro eletrônico. Segundo ele, em uma sessão de uma hora de narguilé o usuário inala o equivalente a 100 cigarros ou mais.

O vereador também chama a atenção para o aumento do uso de cigarro eletrônico por jovens entre 18 e 24 anos. No Brasil, há 13 anos a Anvisa proíbe a comercialização, a importação e a propaganda dos dispositivos eletrônicos para fumar. Mesmo assim, o uso virou uma febre, principalmente entre os jovens.

O Ministério da Saúde afirma que mais de 2 milhões de brasileiros já fumaram cigarro eletrônico. De acordo com especialistas do Instituto do Coração, em São Paulo, os usuários aumentam em 42% o risco de infarto, e os adolescentes chegam a ter 50% mais chances de desenvolverem asma.

De acordo com o Ministério da Saúde, a substância contém nicotina e outros 4.700 ingredientes tóxicos. Após uma sessão de 45 minutos, aumentam a concentração de nicotina e monóxido de carbono no organismo. Com isso, os batimentos cardíacos se aceleram e ainda ocorre uma exposição intensa a metais pesados, altamente tóxicos e de difícil eliminação, como o cádmio.

Ainda na justificativa, João da Luz diz que sabe que a lei por si só não diminuirá o consumo de substâncias tóxicas por jovens, que será preciso também que sejam realizadas campanhas de alerta, com apoio de entidade ligadas à saúde pública e educação, para que a proibição venha acompanhada de um trabalho de conscientização.

Matéria do DM Anápolis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS

Vacinação em crianças de seis meses a três anos incompletos com comorbidades continua em Anápolis

Nesta terça-feira, 29, os interessados podem se dirigir às unidades do Parque Iracema, São José e Arco Verde Em Anápolis, crianças com idade entre seis...

Entidade do comércio de Goiás se posiciona sobre nova polêmica do horário de verão

Fecomércio aponta motivos pelos quais mudança pode trazer mais prejuízo que benefício para a população do estado A Federação do Comércio de Bens, Serviços e...

João da Luz chama a atenção para desrespeito da Saneago, com água suja e falta de recuperação de calçadas

O vereador João da Luz (Cidadania) apresentou na tribuna, na sessão desta quarta-feira (19.mar), reclamações de moradores de Anápolis em relação a água suja...

Gigante de alimentos anuncia abertura de diversas vagas em Anápolis e Itumbiara

Interessados podem encaminhar o currículo por meio do Portal do Candidato, no site da empresa Com sede no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), a CDA...

Caiado sobre relação com Lula: “Todas as vezes que Goiás for chamado, estará presente”

Segundo governador, vitória do petista faz parte do jogo democrático Ronaldo Caiado (UB) se pronunciou nesta segunda-feira (31) sobre a relação que pretende manter com...