1 a cada 5 jovens de 18 a 24 anos usa cigarros eletrônicos no Brasil, aponta pesquisa

Relatório Covitel traz pela primeira vez dados sobre o consumo de cigarros eletrônicos no país. Além disso, dados de antes e depois da pandemia mostram que a população brasileira está fazendo menos atividade física.

Um a cada 5 jovens de 18 a 24 anos usa cigarros eletrônicos no Brasil, aponta pesquisa divulgada nesta quarta-feira (27). O dado inédito é resultado de entrevistas feitas com 9 mil pessoas por telefone, em todas as regiões do Brasil.

O relatório Covitel apresenta pela primeira vez os dados referentes ao consumo dos dispositivos eletrônicos para fumar no país. O índice é de 10,1% entre os homens, contra 4,8% das mulheres. A região que mais fuma cigarros eletrônicos é a Centro-Oeste, com 11,2% da população.

A pesquisa também traz a taxa de experimentação de narguilé entre os brasileiros: 9,8% dizem terem consumido, contra 5% das mulheres. A faixa dos 18 aos 24 anos também é a que mais usa — 17% da população da faixa etária.

Tabagismo

Inicialmente, uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) chegou a apontar que um terço dos brasileiros aumentou a carga diária de cigarros durante a pandemia — mais de 30% dos homens e 38% das mulheres passaram a fumar pelo menos mais 10 cigarros. Metade da população continuou fumando a mesma quantidade.

Agora, a Covitel fez uma comparação, portanto, entre o período pré-pandemia e o primeiro trimestre deste ano. Segundo os dados — que não apontam a variação da quantidade de cigarros diária, mas a porcentagem fumante da população — o número de brasileiros tabagistas ficou estável entre um período e outro, passando de 14,2% para 12,2%, diferença percentual que está dentro do intervalo de confiança da pesquisa.

A região Norte, no entanto, é exceção e apresentou uma queda no número de usuários: o índice passou de 12,1% antes da pandemia para 8% no primeiro trimestre deste ano. Veja os dados por região:

Consumo de cigarro por região

RegiãoPré-pandemia1º trimestre 2022
Norte12,1%8%
Nordeste10,1%7,9%
Centro-Oeste16,7%12,6%
Sul18,9%15,5%
Sudeste16,3%14,3%

Fonte: Covitel

Sedentarismo

Pedro Hallal, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e um dos coordenadores da pesquisa, chama a atenção para um dado que considera relevante no relatório: a redução da prática de atividade física na população brasileira entre um período e o outro.

Segundo ele, “o aumento da inatividade física no Brasil poderá ter impactos catastróficos de longo prazo”, aumentando o risco de infarto, derrame, diabetes, hipertensão e outras doenças. A pesquisa aponta que a porcentagem de brasileiros fisicamente ativos passou de 38,6% para 30,3%.

Além disso, o número de fisicamente inativos passou de 13,1%, na pré-pandemia, para 18,4%, no primeiro trimestre de 2022.

O Covitel – Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia – foi financiado pela Umane e é realizado pela Vital Strategies e pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A iniciativa conta ainda com cofinanciamento do Instituto Ibirapitanga e o apoio da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS

João da Luz manifesta que uma das bandeiras que defende é saúde pública, gratuita e de qualidade

Em discurso na tribuna, na sessão de segunda-feira (11.nov), o vereador João da Luz (Cidadania) falou sobre a fila para cirurgias eletivas e também sobre a falta...

Lula sanciona aumento de salários dos ministros do STF para R$46 mil, Bolsonaro em 4 anos não concedeu aumento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta quarta-feira (11), o aumento no salário de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), do...

João da Luz e Cidadania declaram apoio ao prefeito eleito Márcio Correia, mas reforçam independência

Em discurso realizado na tribuna da Câmara Municipal, o vereador João da Luz (Cidadania) confirmou o alinhamento do seu partido ao governo do prefeito...

João da Luz celebra anúncio de prorrogação do prazo para beneficiário do “Meu Lote, Minha História”

“Uma luz no fim do túnel”. Assim o vereador João da Luz (Cidadania) celebrou o anúncio, por parte do prefeito Márcio Corrêa, da prorrogação,...

Governo de Goiás entrega quadra poliesportiva em Anápolis

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), inaugurou, nesta sexta-feira (11/11), a quadra poliesportiva do Colégio Estadual Castelo...